Você sabia que muito tempo atrás na área ao sul do deserto do Saara, o pensamento matemático era misturado em artes, enigmas, jogos, arquitetura e outras áreas da vida?
Confira esses 13 fatos interessantes e aprenda algo novo sobre a história da matemática na África antiga:
1- Os jogos matemáticos mais antigos foram originados nas regiões africanas localizadas ao sul do Saara.
2- O artefato matemático mais antigo, o Osso de Lebombo, é datado em mais de 35 mil anos atrás. Ele foi encontrado nas montanhas Lebombo, perto da Suazilândia.
3- Sistemas digitais de computação originaram-se a partir de antigas práticas culturais africanas.
4- Muitos pastores de gado e ovelha reconhecem seu rebanho através de reconhecimento facial e de padrão.
5- O desenvolvimento do pensamento geométrico começou no início da história africana, quando caçadores-coletores do deserto de Kalahari no sul da África, aprenderam a rastrear animais ao entender pelo formato de suas fezes, qual animal passou por lá, há quanto tempo ele passou, se ele estava com fome ou não, etc.
6- As conchas de búzio eram uma forma popular de moeda em toda a África.
7- Geometria e simetria em padrões repetidos podem ser vistas em toda a área ao sul do Saara, em formas de desenhos artísticos em casas, cuias, cestas, canos e outros itens do cotidiano.
8- Por toda a área ao sul do Saara, todos os membros adultos de uma comunidade tinham entendimento matemático, senso de design e habilidades de construção para construir sua própria casa.
9- Os bosquímanos podem reconhecer até 175 espécies de plantas como fonte de alimento. Eles são capazes de caminhar por quilômetros e encontrar a localização exata de uma planta aquática que foi vista há vários meses.
10- No que atualmente é o Quênia, as pessoas usavam uma estrutura antiga conhecida como o Stonehenge Africano como calendário, seguindo a sombra do pôr do sol. Pedras foram colocadas para rastrear o movimento do sol, que projeta sombras na rocha.
11- O povo Iorubá da atual Nigéria criou seu próprio sistema complexo de contagem baseado em unidades de 20 (ao em vez de 10).
12- Analisando a variação de simetria nos padrões geométricos mostrados em um pedaço de tecido e em outros itens culturais, é possível identificar que grupo de pessoas os fizeram.
13- Certos tabus afetam a expressão numérica de algarismos. Por exemplo, o número “7” está conectado às origens da criação e às grandes divindades dentro da região do Delta do Níger. Portanto, para expressar o número “7”, você poderia dizer “6 + 1”.
Texto traduzido do artigo da MInd Research Institute : https://goo.gl/EfLdah
Traduzido por Thais Rosa.