Sobre Nós

Por Gabriela Moura.

Criado em 2015, o Levante Negro é um coletivo de caráter informativo. Sua principal forma de comunicação é via conteúdos temáticos. Por exemplo, a divulgação do trabalho de profissionais negros de diversas áreas do conhecimento, como Comunicação, Astronomia, Farmácia e Educação. Desta forma, levam para a audiência uma representatividade concreta, que possa servir de inspiração principalmente para jovens negros em início de carreira.

Outra série de conteúdos aborda 30 motivos para a existência do Dia da Consciência Negra. Neste caso, são publicadas imagens históricas que mostram a situação do negro em situações diversas, acompanhadas de texto explicativo. Temas como violência contra a população negra, saúde pública e ações culturais também são pautas abordadas pelo coletivo. Seguir a página do Levante Negro é certeza de manter-se bem informado sobre temas muito diversos sob o ponto de vista da população negra.

Mas, como uma ironia cruel, o Levante Negro é frequentemente alvo de ataques, o que deixa evidente a importância do trabalho deste grupo. Acusações como “vitimismo” acabam se tornando rotina na vida dos integrantes, que trabalham diariamente com curadoria e produção de conteúdo educativo de alta qualidade.